Apesar de ter tido seu desenvolvimento desacelerado nos passados 12 meses – em parte devido a “guerra de tarifas” que trava com os Estados Unidos da América do Norte – a China continua sendo um ótimo celeiro de oportunidades para quem quer empreender.

Com os dados fornecidos pelo Itamaraty são dezesseis mil e setecentos brasileiros, vivendo e trabalhando na China, enfrentando sérios desafios. E não se trata apenas da distância e do clima. Empregar o idioma local no trabalho, por exemplo, exige muitas horas de dedicação para o seu aprendizado.

Isto sem falarmos na grande muralha da China. Mas não aquela representada por uma obra monumental de engenharia que é vista até do espaço sideral. Estamos nos referindo a firewall (muralha de fogo) que se encarrega de censurar conteúdos considerados danosos para a sociedade chinesa.

Quem lá permaneceu trabalhando por até mais de cinco anos afirma que não dá para entender os costumes chineses a partir do pensamento ocidental. Você tem que escutar e tentar entender os chineses a partir deles mesmos.

O bom é que a China não discrimina ou hostiliza estrangeiros; pelo contrário. Ela gosta de estrangeiros segundo afirmou nosso querido palestrante Sr. Charles Tang, presidente da CCIBC, em entrevista ao jornal O Globo em 01/09/2019.

A China é um lugar para se fazer negócios. Se estiver difícil um emprego, com carteira assinada, o jeito é empreender, pois, os chineses estão ávidos por consumir, sendo o ambiente, propício, para negócios; mais amigável até lá do que aqui no Brasil.

Como a franquia é o meio moderno e ultra consistente para se empreender não foi sem razão que a franquia Ronaldo Academy (pertencente ao Ronaldo “Fenômeno” ) já está operando na China com oito unidades franqueadas. Como exportador/distribuidor temos a Bibi Calçados e a Havaianas e, ainda, inaugurando seu ponto em Shenzhen temos a Coife Odonto (sendo que na China ela se chama Vip Dental).

Prof. Luiz Felizardo Barroso – PhD.

Presidente da Cobrart Recuperação de Ativos

Advocacia Felizardo Barroso & Associados

www.felizardo.com

4+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *