É um enorme prazer e uma imensa honra prefaciar mais uma importante obra assinada pelo amigo Prof. Dr. Luiz Felizardo Barroso. Fruto de sua tese de pós-doutorado, este livro trata de um tema up to date para as redes de franquias brasileiras: a expansão além fronteiras.

Ao me fazer esse honroso e irrecusável convite, Barroso gentilmente me considerou uma “autoridade em internacionalização”, talvez por minha vivência de cerca de trinta anos no setor de franquias, tendo sido inclusive diretor internacional da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Longe disso, eu considero Barroso uma verdadeira autoridade do Direito em várias áreas e, especialmente, no franchising, setor que ele abrilhanta com seu conhecimento, sua dedicação como mestre e fonte de inspiração para mim e inúmeros estudantes, profissionais, empresários, empreendedores e todas as pessoas interessadas nesses temas tratados por ele com tanta profundidade.

Todos nós que vivemos imersos no universo do franchising sabemos o quão atraente e ao mesmo tempo desafiador é expandir internacionalmente uma marca. E de fato, como o próprio Barroso afirma, internacionalizar uma rede “está no ‘DNA’ do franchising”.

Este livro é um verdadeiro manual sobre como trilhar esse caminho. Afinal, quais os erros mais comuns e como evitá-los? Quais cuidados tomar sob os aspectos jurídicos e de gestão empresarial? Quais são os desafios, as estratégias para internacionalizar? Essas e outras questões Barroso responde com toda propriedade e, como um homem além fronteiras, traça “uma nova rota da seda para o franchising”, trata da entrada de franquias estrangeiras no Brasil e propõe a adoção de uma “lei modelo” para o franchising, baseada na nova Lei de Franquias brasileira – antes já considerada uma referência internacional e que foi modernizada – a ser adotada pelos demais países latino-americanos.

Com este seu “Franquia sem fronteiras”, Barroso não só nos transmite mais conhecimento como também nos inspira e incentiva a nos mantermos ativos, buscando superar barreiras, vencer desafios e ir além das fronteiras.

 

André Friedheim

Presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

 

EM BREVE, LINK DE VENDA NA AMAZON.

2+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *