• Leonardo de Camargo Barroso

Benefícios da cobrança extrajudicial




A cobrança extrajudicial visa recuperar os ativos financeiros de uma empresa, ora na mão de terceiros. Essa recuperação geralmente é mais eficaz quando feita através de empresa especializada. Entender o cenário em que o Brasil se encontra, no ápice dos índices de inadimplência desde que a pesquisa do Serasa Experian é realizada (2016), é entender que a terceirização do serviço de recuperação de crédito pode ser um grande aliado na busca pela restauração da saúde financeira da instituição.



Contar com uma empresa especializada em cobrança amigável, que oferece tecnologia e estrutura completa para a realização do serviço, traz inúmeros benefícios, confira alguns:



1. Negociação rápida e eficiente


Através de acionamento telefônico e ações eletrônicas, o devedor é contatado e a negociação se inicia. A partir daí, um acordo de pagamento pode ser efetivado em questão de horas ou minutos. Fazer a cobrança sem envolver processos jurídicos torna o processo mais humanizado, mais rápido e menos custoso. Na cobrança extrajudicial a conversão de inadimplentes para clientes fidelizados é mais alcançável. Por meio de linguagem clara e simples, o devedor fica sabendo os benefícios de quitar suas dívidas e evitar uma negativação do seu CPF, por exemplo. Dessa forma, o cliente fica livre da inadimplência e a empresa de cobrança cobra por seu serviço apenas no êxito, o que não acontece nas vias jurídicas, por exemplo.



2. Ajuda na retenção do cliente


A cobrança amigável, como o próprio nome sugere, visa preservar o bom relacionamento com o cliente, oferecendo margem para negociação e evitando mal-estar e contratempos judiciais para o consumidor. De acordo com o código de defesa do consumidor, a empresa de cobrança e seus operadores devem tratar o devedor com absoluto respeito, não o inserindo numa situação que cause constrangimento, e apresentando o processo de cobrança e a composição da dívida de maneira digna e transparente. Além disso, as boas empresas de cobrança devem oferecer condições personalizadas para que aquele consumidor possa quitar os valores em aberto dentro das suas condições e possibilidades. Toda essa tratativa convence o devedor que um acordo amigável é a melhor escolha. Em vista disso, o acordo é fechado e o cliente fica com uma boa impressão do seu credor, podendo, inclusive, retornar ao rol de clientes ativos.



3. Traz economia das despesas de ajuizamento


É por esse e outros motivos que realizar a cobrança judicial é recomendada apenas em último caso, visto que o credor que deseja acionar seus devedores terá que arcar com custas judiciais e despesas de honorários advocatícios. Além de ser um processo mais burocrático e mais demorado, possivelmente, a relação comercial entre credor e devedor ficará bem desgastada.

Concuindo


Ainda assim, realizar a cobrança extrajudicial não é um processo que deve ser feito por qualquer pessoa. É preciso ter expertise na área para que a negociação tenha sucesso. Uma empresa especializada em cobrança amigável aplicará uma régua de cobrança e contará com profissionais bem capacitados para esse tipo de negociação, estrutura completa, como monitoria e gravação das ligações, soluções tecnológicas e uma supervisão que faz toda diferença. Com isso, a estratégia de cobrança amigável resultará em equilíbrio financeiro e foco nos negócios para o credor.


Conheça a proposta da cobrart para reduzir sua inadimplência.


https://www.cobrart.com/or%C3%A7amento






14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
LOGOMARCA.png
Selo 20 Cobrart transparente.png